Blog

Sobre a Raça

História da Raça


O gato persa foi muito popular no Antigo Egito e no Oriente Médio, espalhando por outras regiões e estabelecendo-se, por fim, na Pérsia (localizada no atual Irã). Por lá, os gatos persas caminhavam majestosos pelas ruas e, no século XVII, chamaram a atenção de um viajante italiano, Pietro Della Valle, que se encantou por esses animais.

Ao retornar à sua terra natal, Pietro levou alguns exemplares do gato persa, que se popularizaram no país.

Mas, foi apenas no século XIX que essa raça realmente conquistou a Europa. Naquele tempo, os gatos persas da Itália foram levados para a Inglaterra, onde foram cruzados com outros gatos, da raça Angorá. 

Assim, eles adquiriram a aparência característica peluda que têm hoje, o que fez com que eles fossem muito apreciados em toda a Europa e no resto do mundo.


Temperamento


A calmaria e inteligência do gato persa faz com que ele seja amado por tantas famílias, sem falar na gentileza e docilidade certeiros em conquistar qualquer coração por onde passa.

Geralmente, adaptam-se bem em seus novos lares, se dão bem com crianças e outros animais de estimação com toda a tranquilidade do mundo: e sim, adoram atenção e carinho, mas não exigem isso o tempo inteiro.

Embora não seja habitual vê-los pulando entre móveis e prateleiras, preferindo ficar no chão, pode acontecer os surtos de filhote de vez em quando: assim, prepare-se para ver o seu Persa pulando saltitando freneticamente do nada.

Mesmo com toda essa calma, o adestramento positivo é válido a todos os pets e use o poder de observação do nosso Persa a favor desse processo; assim, aprenderá as regras da casa de maneira simples e, quanto mais jovem for o gato, mais rápido absorverá o aprendizado. 


Esses peludos não se importam em passar algum tempo sozinho. Mas lembre-se de que nenhum pet deve ser deixado em casa sozinho por longos períodos com frequência. Isso porque, ao manter esse hábito certamente poderá vir a causar outros problemas, como ansiedade de separação, por exemplo. Ou seja, se você pretende fazer uma viagem ou passar um tempo fora de casa, procure um Pet Sitter para garantir que seu pequeno felino fique bem enquanto você estiver ausente.


Pelagem e Cores


Começando pelos olhos, os gatos de pelagem clara tendem a apresentar olhos azuis ou marrom-claro, já os verdes ou azul-esverdeados são comuns em Persas pratas, vermelhos ou dourados. Ainda assim, muitos deles podem ter heterocromia, que significa um olho de cada cor.

Também é necessário tomar cuidado com os olhos do pet – que são delicados e tendem a lacrimejar. Isso pode causar manchas no pelo do animal e causar irritações de pele. Para que isso não ocorra, pode ser necessário limpar a região ocular periodicamente com soro fisiológico ou colírios especiais, conforme recomendação do veterinário que acompanha a saúde do pet.

Sobre a cor dos pelos, aí vai um dado interessante: existem mais de 100 combinação de cores do Gato Persa. Já a textura das cores, pode ser de uma cor só, bicolor, malhado, escama e tabby; tricolores são só encontrados em fêmeas.

As características físicas e comportamentais desta raça fazem com que o gato Persa demande alguns cuidados especiais. Uma vez que os pelos são longos, é recomendado escovar o animal diariamente para evitar a formação de nós e manter a pelagem sempre brilhante e limpa. Além disso, é fundamental dar banhos regulares no felino e fazer tosa higiênica, evitando dermatites e ajudando na remoção de pelos mortos.

Outro cuidado essencial diz respeito à alimentação do pet, que precisa ser sempre equilibrada para garantir a hidratação e o controle do peso corporal do animal. Vale lembrar que o Gato Persa não é uma raça especialmente ativa, sendo necessário tomar cuidado para que ele não se torne obeso e desenvolva problemas de saúde associados a esta condição.


Característica


Prepare-se porque o Gato Persa é muito expressivo facialmente - especialmente pelo olhar. Dono de olhinhos arredondados e simétricos, bem separados e levemente proeminentes, se comunica com facilidade com o tutor por meio deles.

Ele tem ainda orelhinhas pequenas, arredondadas e nariz curto e achatado. O stop, aquela parte entre a testa e o focinho do animal, é bem definido. A cabeça também é redonda, larga, acompanhada de uma testa larga e bochechas bem volumosas. Já o corpinho é bem estruturado, com um peito largo e membros levemente mais musculosos do que gatos de outras espécies.






Peso e tamanho do Gato Persa


Com porte que vai de médio a grande, o peso médio do Gato Persa varia entre 3 a 6 Kg e a altura média é de 20 a 30 cm.


Peso e altura fêmea: 3 – 5 kg | 20 – 30 cm

Peso e altura machos: 4 – 6 kg | 20 – 30 cm


Curiosidade


Populares no mundo artístico – São frequentemente retratados na arte e na cultura pop.


Mudaram com o passar do tempo – Os primeiros gatos persas eram muito diferentes dos atuais em termos de aparência. Eles tinham um focinho mais longo e estreito e um corpo mais magro.


Raça de competição – Geralmente são exibidos em competições de gatos em todo o mundo, onde são julgados por sua aparência, personalidade e conformação com o padrão da raça.


Ganhador de prêmios – Em 1871, a primeira exposição moderna de gatos foi realizada em Londres, Inglaterra, onde um gato persa ganhou o prêmio de “Melhor Gato”.


Propensos a doenças – Algumas questões de saúde comuns nos gatos dessa raça são problemas respiratórios, renais e de pele.


Muito inteligente – Podem aprender muitas habilidades, como pegar brinquedos e trazer de volta para os seus tutores.

Fonte: Diversos sites


Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.